Ortografia Semântica textos

Amostra ou Mostra?

museu da lingua portuguesa

Como verbos podem ser considerados sinônimos, porem quando substantivados , ou seja usados na forma nominal culturalmente ” mostra e amostra” se diferem. Vejam as definições de Evanildo Bechara:

Amostra s.f. Porção ou unidade representativa do todo.

Mostra s.f. Ato ou efeito de mostrar-se.

Na verdade, mostra e amostra se diferem , como já disse antes,  mais pela tradição linguística que pelo real significado das palavras. Amostra, amostrar são palavras amplamente  utilizadas pelas pessoas mais simples. Aqui no Piauí, as pessoas dizem à torto e à direito ” fulano quer se amostrar” no sentido de aparecer, chamar atenção, logo igual a mostrar-se. Portanto, na minha opinião tanto pode ser amostra cultural, como Mostra cultural mas é mais chique, mais adequado  e tradicional dizer : mostra cultural.

Enhanced by Zemanta

Sobre o autor

Carmem Sueli

Meu nome é Carmem Sueli, sou professora de Língua Portuguesa do ensino fundamental maior com formação em Licenciatura Plena em Letras -Português na Universidade Federal do Piauí e Especialista em Cultura Afrodescendente e Educação Brasileira pela mesma universidade. Aqui você pode tirar suas dúvidas e aumentar as minhas, pode também perguntar, responder... o único problema que vamos enfrentar é minha incipiência com esse instrumento de trabalho, mas vamos lá!