Gêneros textuais Gramática textos

Como ensinar a ler e a escrever corretamente?

Museum of the Portuguese Language.

A gramática é um piano

que eu toco de ouvido.

Tudo o que eu sei sobre a

gramática é o seu poder.

Joan Didion – escritora e jornalista norte-americana

O que seria escrever e falar corretamente? Para a escola seria seguir a gramática, a norma padrão, como prefere alguns. Porém, o povo brasileiro passou tempo demais longe dos bancos escolares e para dar conta das várias situações de comunicação foi fazendo adaptações e se “virando nos trinta” para entender todas as influências advindas de outros idiomas (o portunhol que o diga) e se  fazer entender pelos mais diferentes interlocutores.

 Hoje, sem medo de errar, digo que praticamente ninguém sabe falar ou escrever de acordo com a norma padrão, nem mesmo nós professores de Língua Portuguesa. Afinal nós somos ramificações das famílias mais simples de nossa sociedade onde o linguajar padrão foi historicamente construído fora das escolas.

 O que fazer então? O que e como ensinar aos nossos alunos?  O desafio, creio eu, da escola em relação à língua portuguesa é proporcionar um aprendizado que permita ao usuário da língua escolher dentro da imensa variedade de gênero aquele que melhor resolva sua necessidade de comunicação.  Pois, ao ser capaz de escolher o gênero adequado também será capaz de estabelecer os diferentes níveis de formalidade. Pois cada gênero possui um contexto específico de produção.

Enfim, precisamos nos habilitar e habilitar nossos alunos a estabelecer o lugar de todos os gêneros e variedades linguísticas nesse imenso depósito de possibilidades que é nosso sistema de comunicação. Assim não sendo, as pessoas continuarão saindo da escola sem saber ler, interpretar textos ou adequar-se as situações de comunicação a que não estão acostumadas.

 Carmem Sueli

Enhanced by Zemanta