Curiosidades

Curiosidades da língua: mudança de significado de algumas palavras ao longo do tempo

museu da língua portuguesa

Ao se procurar num bom dicionário o significado da palavra “formidável”, o primeiro que se encontra é “pavoroso, diabólico, horrendo, assustador”. E não faltam exemplos clássicos. Mas essa palavra passou a significar algo como “maravilhoso, excelente, fantástico”.

Outro exemplo é “bárbaro”. Os gregos e os romanos denominavam bárbaros todos os estrangeiros. Bárbaro também é um indivíduo dos bárbaros, povo do Norte da Europa, que, por sinal, invadiu parte do Império Romano. A palavra também assumiu o significado de “rude, sem civilização, inculto, selvagem”. No Brasil, essa palavra possui ainda o sentido de “muito bom, excelente”. Muita gente de mais de 40 anos continua usando essa palavra com esse sentido muito comum na época da Jovem Guarda.

Uma surpreendente é “sofisticado”. Usada largamente com o sentido de “chique, muito chique, de extremo bom gosto, de alto nível”, essa palavra aparece nos dicionários como derivada de “sofisticar”, sinônimo de “sofismar”, ou seja, “falsificar, adulterar, deturpar”. E um sofisma nada mais é do que “argumento falso formulado de propósito para induzir alguém a erro”.

Vejam também “relevar”: “Relevar um fato” pode ser “destacá-lo”, dar-lhe importância, salientá-lo, ou “deixá-lo de lado, ignorá-lo, atenuar sua importância”. A palavra simplesmente tem sentidos quase opostos. E mais um que quase passa despercebido: “tornar a levar, levar de novo”.

Há, ainda, a palavra “percalço”, que significa “problema, obstáculo, dificuldade”, como é mais usada hoje. Mas também pode significar “lucro, vantagem, provento, rendimento, proveito”.

Exemplo primoroso é “sanção”: essa palavra pode significar “aprovação” (a sanção que o presidente dá a uma lei, por exemplo), mas também pode significar “castigo, punição” (as sanções impostas aos que desrespeitam o código de trânsito, por exemplo).

Fonte :portuguesprapassar.com.br

Enhanced by Zemanta

Sobre o autor

Carmem Sueli

Meu nome é Carmem Sueli, sou professora de Língua Portuguesa do ensino fundamental maior com formação em Licenciatura Plena em Letras -Português na Universidade Federal do Piauí e Especialista em Cultura Afrodescendente e Educação Brasileira pela mesma universidade. Aqui você pode tirar suas dúvidas e aumentar as minhas, pode também perguntar, responder... o único problema que vamos enfrentar é minha incipiência com esse instrumento de trabalho, mas vamos lá!