DICAS PARA ESCREVER UM BOM TEXTO

Como escrever um bom texto. Dicas para escrever um bom texto

Para escrever um bom texto você deve planejar antes de passar para o papel. É preciso que você saiba o que, para quem e com que finalidade vai escrever. Só assim você poderá escolher com segurança, o gênero textual que melhor responde sua necessidade de comunicação.

Considere que cada gênero tem suas próprias características. Portanto, cada um deles supre uma necessidade específica de comunicação. Por exemplo, se você quer reclamar da iluminação pública de sua cidade para o prefeito você deve usar uma carta de reclamação que é diferente de uma carta pessoal, ou de uma carta de solicitação.

O que você quer dizer? Isto deve estar bem claro em sua mente.

Para quem vai escrever? Seu leitor é sua fonte de inspiração, é ele que vai ajudá-lo no encaminhamento do texto. Conhecendo seu leitor você poderá adequar sua linguagem, seu vocabulário (formal ou informal), aprofundar ou não o assunto, enfim, conhecer seu leitor é ponto de partida e de chegada para seu texto.

Para que quer escrever? Qual a finalidade do seu texto? Explicar, informar, convencer, contar. Somente sabendo claramente o que você deseja com o texto você poderá escolher o melhor gênero e os melhores recursos disponíveis em cada um deles para alcançar seu objetivo.

 Antes da redação final do texto você deve revisar. Alguns pontos básicos devem ser observados: a coerência, a coesão, a concordância verbal e nominal, a acentuação a pontuação, a ortografia e a segmentação. Isto é, o texto está claro ou diz coisa com coisa?  Usou adequadamente os pronomes ou expressões de ligação e substituição de palavras, empregou coerentemente as pessoas verbais, o feminino e o masculino o singular e o plural, como estão os parágrafos, (grandes, pequenos, confusos), a letra maiúscula foi utilizada adequadamente?

Somente após tudo isso, faça a versão final do texto.

 Professora Carmem Sueli!