Estilística Gramática

Funções da linguagem/Elementos da comunicação

Français : Place de l'olivier. Português: Pess...

O homem é um ser em constante interação com os outros seres e com o meio em que vive. Para isso, ele articula alguns elementos envolvidos na ação comunicativa e dependendo da intenção e da predominância desses elementos é que se estabelece o uso das funções da linguagem.

Elementos envolvidos no ato da comunicação

Emissor/codificador – Pessoa, ou grupo de pessoa que envia/emite a mensagem;

Receptor/destinatário/decodificador – Pessoa, ou grupo de pessoa que recebe a mensagem;

Mensagem – Textos, imagens, sons… conteúdo/assunto propriamente dito;

Código – Conjunto de signos e regras de organização desses signos utilizados para estabelecer a comunicação;

Canal – Meio através do qual circula a mensagem;

Contexto/referente – Motivo, situação ou objeto que motivou a elaboração da mensagem.

Funções da linguagem

Função emotiva ou expressiva –A  mensagem é subjetiva e  centrada no emissor, “eu”.Por isso, apresenta-se repleta de marcas enunciativas do autor. É a linguagem comum nos poemas, nos livros autobiográficos, e nas cartas de amor.

Ontem voei até a nuvem azul

Quando toquei nela

Uma chuva azul e fria

Se derramou. (Carmem Sueli)

 Função conativa ou apelativa – Mensagem centrada no receptor com a finalidade de convencer ou influenciar um comportamento. É a linguagem comum nos discursos, nos sermões paternos ou religiosos, nas propagandas… apresenta vocativo e verbos no imperativo.

“Compre Batom! Compre Batom!” (antiga propaganda direcionada às crianças para incentivar o consumo de um chocolate chamado Batom.)

Meu filho estude todos os dias para garantir boas notas.

Função referencial ou denotativa – Mensagem centrada no referente, ou seja, naquilo que é objeto da comunicação. Apresenta uma linguagem objetiva, denotativa, impessoal e verbos na 3ª pessoa do singular ou plural. É a linguagem típica das notícias de jornal, dos livros didáticos, científicos…

Função poética – A mensagem que apresenta essa função revela sentimentos ou emoções através de recursos criados ou apropriados pelo emissor com a finalidade de causar um prazer estético ou um estranhamento no leitor. Apresenta uma linguagem afetiva, sugestiva, metafórica, conotativa. É uma linguagem comum na poesia, nos textos publicitários, nas letras de músicas.

Saudade, palavra triste
Quando se perde um grande amor,
Na estrada longa da vida
Eu vou chorando a minha dor…

Função metalingüística – A linguagem se volta sobre si mesma, ou seja, fala dela própria. É o poema que fala do fazer poético, um texto que explica ou comenta outro texto, um programa de TV para explicar o funcionamento da televisão… .

Gastei uma hora pensando um verso

que a pena não quer escrever.

No entanto ele está cá dentro

inquieto, vivo.

Ele está cá dentro

e não quer sair.

Carlos Drummond de Andrade

Função fática – A mensagem se debruça sobre o canal de comunicação com o objetivo de manter ou cortar o contato com o receptor. É a linguagem típica das ligações telefônicas, dos cumprimentos… .

-Alô, tudo bem?

-Tudo, e você como vai?

 

Enhanced by Zemanta

Sobre o autor

Carmem Sueli

Meu nome é Carmem Sueli, sou professora de Língua Portuguesa do ensino fundamental maior com formação em Licenciatura Plena em Letras -Português na Universidade Federal do Piauí e Especialista em Cultura Afrodescendente e Educação Brasileira pela mesma universidade. Aqui você pode tirar suas dúvidas e aumentar as minhas, pode também perguntar, responder... o único problema que vamos enfrentar é minha incipiência com esse instrumento de trabalho, mas vamos lá!