GÊNERO TEXTUAL – ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

Entrance to a Banco do Brasil branch.

O gênero textual anúncio publicitário pertence à ordem do argumentar e geralmente, dependendo do veículo de comunicação (revista, jornal, TV, rádio), usa a linguagem verbal e a linguagem não verbal com recurso básico de persuasão.

 Dependendo do público-alvo e do veículo comunicativo o texto publicitário, cujo único objetivo é persuadir o consumo de uma ideia ou produto, vai lançar mão de recursos específicos: argumentativos, persuasivos, verbais, não verbais e até intertextualidade e figuras de linguagem como a metáfora.

Um dos recursos verbais muito usados para persuadir, estimular, induzir, convencer o interlocutor (alvo) é o modo verbal imperativo que age no consumidor como se fosse uma ordem inconsciente.

Acesse www.dicasdeportugues.com e tire suas dúvidas sobre a nossa Língua Portuguesa.

É lógico que ao publicitário só interessa ressaltar os pontos positivos do produto ou ideia, de modo que crie no interlocutor o desejo de possuir um determinado produto ou  simplesmente para convencê-lo de alguma ideia. A cada público-alvo e a cada produto um recurso específico. Por exemplo, para vender a ideia de um produto  feminino o publicitário vai lançar mão de argumentos que evidencie a beleza, a juventude… .

AS PARTES DO ANÚNCIO

1 – Texto não verbal: imagem que tenha relação com o anúncio.

2 – Título: uma frase de efeito.

3 – Texto publicitário: texto verbal que dá informações sobre o produto

4 – Logotipo: desenho que simboliza a marca do produto.

5 – Slogan: frase que resume a imagem que o publicitário deseja firmar no mercado como uma identidade do produto.

ACE(sabão ) – Ah, se todo branco fosse assim.

BANCO DO BRASIL – O tempo todo com você.

Alguns anúncios também apresentam a assinatura que é o nome do produto, outra coisa muito importante no anúncio são as cores que depois de um certo tempo viram marcas de identificação de determinados produtos(Qual a cor do do Banco do Brasil?).

Enhanced by Zemanta
Compartilhe...Share on Google+Pin on PinterestTweet about this on TwitterShare on Facebook