textos

O ENEM é desumano!

Português: Protesto contra irregularidades no ...

Gente, olhando as carinhas cansadas, assustadas, nervosas, estressadas, ansiosas daqueles meninos e meninas entre 16 e 18 anos na porta da escola esperando pela liberação do portão para a realização da prova do ENEM pude me dar conta do quão injusto e excludente é o sistema brasileiro de ingresso ao ensino superior.
Aquilo é desumano, é um massacre que não prova nada além do que já sabemos: o Brasil não tem escolas superiores o suficiente para os nossos jovens, mas que deixa uma sensação de fracasso naqueles que por um motivo ou por outro não conseguirão a tão sonhada aprovação no curso desejado, naquele curso que deixaria os pais orgulhosos e que é símbolo de prestígio social. Sim, porque ninguém mais pode ser aquilo que o deixa feliz tem que ser o que a sociedade aprova, de preferência tem que ganhar bastante dinheiro para poder participar da elite intelectual e social do nosso excludente país.
Minha filha hoje era parte desse todo que busca provar sua excelência, que busca justificar a utilidade de todo o dinheiro e tempo investido na construção “do futuro”. Sinceramente, até ontem, antes de olhar aquela multidão juvenil com atenção e cuidado, eu provavelmente lhe diria , caso ela não consiga a tão sonhada aprovação: “você não estudou o suficiente.” Hoje estou me preparando para consolá-la se for o caso, e não permitir que essa sensação de fracasso marque sua juventude com amargor. Pois na verdade, o que não há são vagas suficientes para todos os jovens estudiosos do nosso país. Isso é uma vergonha e só prova o afunilamento do nosso sistema educacional.

Carmem Sueli Teixeira Bonfim

Enhanced by Zemanta