Curiosidades

O que é macumba?

Macumba é uma espécie de árvore africana (foto acima) e também um instrumento musical utilizado em cerimônias de religiões afro-brasileiras (foto abaixo), como o Candomblé e a Umbanda. O termo, porém, acabou se tornando uma forma pejorativa de se referir a essas religiões, sendo utilizado também (de forma errada) para descrever o que, na realidade, são oferendas.
UEC_51_Macumba_interna_14_11_13_umbandaeucurto
Das religiões de matriz africana, Macumba é uma forma variante do Candomblé que existe só no Rio de Janeiro. O preconceito foi gerado porque, na primeira metade do século XX, igrejas neopentecostais e alguns outros grupos cristãos consideravam profana a prática dessas religiões. Com o tempo, quaisquer manifestações dessas religiões passaram a ser tratadas como “macumba”.

Oferenda não é “magia negra”
As oferendas nos cruzamentos ganharam fama de “macumba” porque são uma das expressões mais visíveis dessas religiões fora dos Templos. Mas, na verdade, eles são oferendas em geral preparadas para o orixá Exu, geralmente pedindo proteção. São colocadas em encruzilhadas porque esses lugares representam a passagem entre dois mundos. Existem, sim, despachos feitos para fazer mal aos outros, mas a Umbanda não pratica esse tipo de magia inconsequente.

Fonte: Umbanda, eu curto

Sobre o autor

Carmem Sueli

Meu nome é Carmem Sueli, sou professora de Língua Portuguesa do ensino fundamental maior com formação em Licenciatura Plena em Letras -Português na Universidade Federal do Piauí e Especialista em Cultura Afrodescendente e Educação Brasileira pela mesma universidade. Aqui você pode tirar suas dúvidas e aumentar as minhas, pode também perguntar, responder... o único problema que vamos enfrentar é minha incipiência com esse instrumento de trabalho, mas vamos lá!