Gêneros textuais textos

O que é notícia?

Noticia vieja

Notícia é um relato jornalístico sobre fatos, acontecimentos atuais e reais que podem ser comprovados através de pesquisas, imagens e localizado no tempo e no espaço. Tem a intenção de tornar público , de forma rápida,  fatos relevantes para o público/leitores interessados e que é veiculado por algum meio de comunicação: rádio, tv, jornal, revista ou internet.
A notícia se divide em 3 partes: título,( às vezes apresenta subtítulo, também chamado de  “olho da notícia)” lead e corpo da notícia.
O título apresenta  verbos predominantemente no presente do indicativo, ( O Papa Francisco visita o Brasil) com a clara intenção de marcar a temporalidade entre o leitor e a notícia ,já a notícia em si apresenta verbos no pretérito. Ocorre também títulos com ausência de verbo, quando a ênfase deve ser dada ao tema da notícia.( A revolução dos jovens)
O lead é o primeiro parágrafo que fornece as informações básicas, uma espécie de resumo dos fatos que responde as seguintes interpelações: quem, quando, onde e o quê aconteceu, além disso, deve atrair o leitor para a leitura completa do texto.
O corpo da notícia apresenta informações complementares sobre o assunto e  geralmente, responde “o como e o  porquê” dos fatos.
A linguagem utilizada  na produção da notícia deve ser clara, objetiva e formal sem ser erudita, mas o que define mesmo a escolha da linguagem é o suporte textual e o provável leitor.

Enhanced by Zemanta