Gêneros textuais

O que é relatório?

Relatório e curvas caracteristicas de motor a ...

É um gênero textual que tem a finalidade de relatar como foi realizada a investigação de um acontecimento, uma experiência científica, uma pesquisa.

O relatório deve ser elaborado em linguagem clara, objetiva e na variedade padrão. Geralmente, divide-se em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Na introdução, deve constar o assunto, os objetivos previstos. E, se o trabalho for concretizado em equipe, deve constar os nomes dos participantes, assim como a tarefa por cada um efetivada.

No desenvolvimento, haverá uma minuciosa descrição das etapas realizadas, métodos, usados, procedimentos, e ainda local e data do início e término da experiência ou investigação.

Na conclusão, deve constar o ponto de vista, o resultado digamos assim, do fato investigado ou da experiência consolidada e ainda se for o caso as recomendações relacionadas ao assunto do relatório.

Enhanced by Zemanta

Sobre o autor

Carmem Sueli

Meu nome é Carmem Sueli, sou professora de Língua Portuguesa do ensino fundamental maior com formação em Licenciatura Plena em Letras -Português na Universidade Federal do Piauí e Especialista em Cultura Afrodescendente e Educação Brasileira pela mesma universidade. Aqui você pode tirar suas dúvidas e aumentar as minhas, pode também perguntar, responder... o único problema que vamos enfrentar é minha incipiência com esse instrumento de trabalho, mas vamos lá!