Breaking News
Home / textos / O VOO DA ÁGUIA

O VOO DA ÁGUIA

Águia-pesqueira
Águia-pesqueira (Photo credit: paulu)

Biólogos afirmam que as águias fazem seus ninhos nos mais altos rochedos para que seus filhotes, quando empenados e aptos a voar, se lancem no vazio e após uma queda livre possam enfim alçar voo. Aliás, esse animal tem muito a nos ensinar!

Conta-se que um papai águia estava encorajando seu filho para sair do ninho, pois já estava mais do que pronto para voar a viver por si só. Porém, o filhote estava com medo de se lançar no vazio  para poder voar. Seu pai lhe explicava

— Filho querido, tens que ter coragem para dar o primeiro voo. É assim mesmo. A mãe natureza é sábia e não foi por acaso que construímos nosso ninho aqui nas alturas; só assim, lançando-te ao vento em queda livre conseguirás adquirir as condições necessárias para voar.

O rapaz, receoso, após muita insistência do pai, foi consultar os amigos, que lhe disseram:

–Achamos que teu pai está errado. Corres o risco de cair e morrer! Podes, todavia, tentar voar a partir daquela árvore bem alta ali em frente. Nós te ajudaremos a subir.

Depois de grande esforço e com a ajuda dos amigos, lá estava o filhote de águia, no topo da grande árvore. Exercitou suas asas e, sob muitos “pula”, “pula”, “pula” de encorajamento dos amigos, saltou para o espaço vazio.

É lógico que se esborrachou no chão, pois não havia altura suficiente.

Dias mais tarde, já quase recuperado dos ferimentos da queda, seu pai volta a lhe incentivar o voo, ao que o filho responde:

— Não pai, eu decididamente não sei voar. Meus amigos estavam certos e você está enganado. Nunca mais vou tentar de novo!

O pai, compreensivo, toma-o pela mão e diz:

— Filho querido, estás no mundo para cumprir tua missão e para isso tens de voar. Contudo podes escolher entre voar, ser livre e feliz, cumprindo teu destino de águia que és, ou permanecer em terra, ciscando e caminhando como uma galinha, para o resto de tua vida. A escolha é tua!

Fonte: Portal Luz da Serra, por José Cegoni.

Enhanced by Zemanta

Bom ler também!

Avaliação diagnóstica para o 6ºano/7ºano /8ºano

Escola Aluno:_______________________ Ano_____ Sala____ Turno______ Professora: Carmem Sueli I – Leia o poema abaixo para …