Curiosidades textos

Parabéns p’ra você…!

aniversarioComo amanhã é meu aniversário me peguei pensando de onde vinha a tradição de comemorar o dia do nascimento e dando uma voltinha pela imensa massa de informação disponível na internet descobrir algumas curiosidades que partilho com vocês.

 Segundo a revista Mundo Estranho, o hábito de festejar o dia do nascimento vem desde o Egito antigo, como quase tudo no mundo, diga-se de passagem. Antes as festas eram só para os deuses e faraós. Com o tempo os mortais também adotaram o costume.

 No início do cristianismo a festa de aniversário, que possui origem pagã, foi proibida, mas no século 4 a Igreja passou a celebrar o nascimento de Jesus. Surgindo então novamente o hábito de celebrar o nascimento. Aos poucos os elementos característicos das festas de aniversário foram surgindo: bolo, velas, balões…

 O que é mais interessante nessa história é a origem dos primeiros balões: intestinos e tripas de animais mortos, é claro. Outra curiosidade interessante, é que o brigadeiro, para mim o doce mais representativo das festas de aniversário, tem origem brasileira e foi criado pelas eleitoras do brigadeiro Eduardo Gomes na disputa presidencial de 1945 com o objetivo de conquistar pela barriga os eleitores. O fato é que o brigadeiro não ganhou as eleições, mas nós ganhamos o brigadeiro.

 Parabéns para mim e para todos que celebrarão a vinda ao mundo nesta sexta-feira 13. Beijos!

Carmem Sueli