SESSÃO, SEÇÃO OU CESSÃO?

Nossa língua é cheia de palavras parecidas na escrita, na pronuncia ou em ambas o que gera dúvidas na hora do registro escrito. É o que acontece com sessão, seção (secção) ou cessão. Porém, sabendo seus significados é possível saber a grafia de cada uma e quando usá-las. Vejamos:

SESSÃO s.f. Tempo em que uma assembleia, um congresso, um corpo deliberativo ou consultivo se mantém em reunião, estudando, discutindo e resolvendo questões.
Ex.: A sessão no Senado durou todo o dia.
Atenção: a palavra sessão advém do latim “sessio” que significa “sentar-se”. Portanto, se a ideia de sentar está inclusa ela é escrita com três “esses”.

SEÇÃO (SECÇÃO) s.f. 1. Ato ou efeito de cortar ou seccionar; parcela, porção, parte, divisão de um todo. 2. Ponto ou local em que algo foi cortado ou dividido. 3.  Divisão administrativa: seção de pessoal.
Ex.: A seção de produtos de higiene , de comidas, de roupas íntimas…

 CESSÃO s.f.1. Ação de ceder. 2. Direito Transferência a outrem de bens ou de direito de que alguém é proprietário ou titular.
Atenção: Para se lembrar da grafia é só observar que Cessão significa “ceder”, e que ceder é com “C”. Portanto,  cessão=ceder é com “C”.
Ex.: A cessão dos bens foi feita pela proprietária.