Tipos de predicado: verbal , nominal e verbo-nominal

Tipos de predicado: verbal , nominal e verbo-nominal (Cauda ou calda? Como se escreve?)

Predicado é a parte da oração que contém as informações sobre o sujeito. Quando se classifica o predicado, quer-se verificar o que é importante na informação sobre o sujeito.  Saber se o sujeito pratica, sofre uma ação ou alguma ideia de estado do sujeito. Ou seja, O núcleo informativo do predicado pode ser um verbo, um nome ou ambos. (Quando usar Aonde ou onde?)

Predicado verbal

Commentaries

Commentaries (Photo credit: Brett Jordan)

No predicado verbal, o núcleo é sempre um verbo nocional.

Ex.: Os brasileiros protestaram contra a corrupção.(núcleo verbo)

Predicado nominal

Aqui, o núcleo do predicado é um nome que tem a função de caracterizar o sujeito (predicativo do sujeito), tendo como mediador um verbo (verbo de ligação), cuja função é ligar o sujeito ao seu predicativo.

Ex.: A moça estava feliz.Núcleo(nome)

Predicado verbo-nominal

No predicado verbo-nominal existem dois núcleos: um verbo significativo e um nome ou expressão de valor nominal, que funcionará como predicativo do sujeito ou do complemento verbal (predicativo do objeto).

Ex.: O menino comprou uma bola colorida?(núleo verbal + núcleo nominal )

Ex.: O rapaz chegou cansado.

           Núcleo verbal + núcleo nominal

 Na primeira oração, o predicado é verbo-nominal porque apresenta dois núcleos informativos: um verbo nocional (comprou) que indica uma ação praticada pelo sujeito e um predicativo do complemento verbal (colorida) que caracteriza o objeto direto bola.

Na segunda oração, também há dois núcleos informativos: um verbo nocional (chegou) que indica a ação praticada pelo sujeito e um núcleo nominal (cansado) que indica como estava o sujeito no momento da ação verbal.

Enhanced by Zemanta